Com 1.100 carros andando ao mesmo tempo, a mini metrópole, criada pelo artista Chris Burden, é composta por 18 estradas, incluindo uma auto-estrada de seis pistas e até uma pista de metrô que percorre por toda a cidade passando por debaixo de pistas e entre arranha-céus. Com os carrinhos a uma velocidade de até 370 km, no término do trajeto, são puxados por uma correia até o topo, onde são soltos cada um na sua devida pista. A cidade só pára de funcionar quando desliga!
O cenário desta metrópole cheia de arranha-céus e estradas foi inspirado nos cenários do filme Metropolis, da década de 1920. O filme conta a historia de uma cidade futurista chamada “Metropolis”, onde a sociedade é dividida em duas classes: Os gestores que vivem em arranha-céus de luxo e trabalhadores que vivem no subterrâneo. Os dois mundos se colidem quando o filho de um gerente se apaixona por uma menina do trabalho.
O filme Metropolis foi muito criticado na sua época e foi cortado de forma substancial onde grande parte de suas filmagens foram perdidas.O mesmo teve algumas partes restauradas e foi exibido em 2010 no festival de cinema na Alemanha. Todos o consideraram uma obra prima.
Segundo o artista: “O barulho, o fluxo contínuo dos trens e os carros de brinquedo em excesso de velocidade, produz no espectador o estresse de viver em uma dinâmica, ativa e agitada cidade do século 21.”
Batizada de Metropolis II, demorou quatro anos para ser contruida e foi toda projetada na Califórnia onde foi aberta ao publico no dia 14 de janeiro. Veja mais imagens e o vídeo da incrível “metropolis II”